O brinicle, é uma coluna de gelo submarina que mata todos os seres vivos de que se aproxima.
Um fenômeno natural raro, que ocorre apenas em águas geladas, foi
filmado pela primeira vez na Antártida, por uma equipe da BBC. Conhecido
como “brinicle” (sem tradução para o português), o fenômeno consiste em
colunas de gelo que se formam no interior do oceano, matando todos os
seres vivos de que se aproxima.

O brinicle se forma em mares muito calmos, onde a temperatura do ar é
muito mais baixa do que a temperatura da água. Assim, uma pequena
geleira é formada na superfície, com uma concentração altíssima de sal.
Por ser muito gelada e salgada, sua densidade é maior que a água embaixo
dela. Isso a faz cair, criando uma coluna de gelo que cresce sem parar.
Ao chegar ao fundo do oceano, o brinicle se expande pelo chão, matando
todos os seres vivos de que se aproxima, como as estrelas do mar. Esse
processo leva no total de cinco a seis horas, segunda a equipe da BBC. O
vídeo mostra a formação completa de um brinicle por meio da técnica de
time-lapse, o que reduziu o fenômeno a menos de dois minutos.
Confira a seguir:
A natureza realmente é algo me me fascina! Muito interessante...
Nenhum comentário:
Postar um comentário